Saber Organizar a SIPAT é Diferencial na Carreira

Olá leitores. Continuando minha saga em falar mais a respeito da Semana Interna de Prevenção de Acidentes no Trabalho ou SIPAT para os mais íntimos, escrevo este artigo para mostrar como saber organizar uma SIPAT é um grande diferencial na carreira profissional.

A ideia de escrever sobre isso no blog aconteceu após uma rápida busca no Google sobre: “diferencial para técnico em segurança do trabalho” me deparei com um site de empregos da cidade de Tatuí. Para quem quiser ler a matéria na íntegra o link é http://empregostatui.com.br/sipat-tecnico-em-seguranca-no-trabalho/

Basicamente, o artigo trata bem a questão da recolocação do profissional técnico em segurança em tempos de crise. Sabemos muito bem que se foi o tempo em que só ter o curso técnico ou qualquer outro diploma de nível superior era garantia de bons empregos e estabilidade.

Hoje em dia, com a crise que estamos passando, as empresas precisam de profissionais que saibam fazer, resolver, ser proativo, trabalhar em equipe. Esta são apenas algumas qualidades e quem as têm já consegue se destacar no mercado de trabalho.

Só quem já participou da organização de uma SIPAT sabe muito bem o quão estressante isso é, pois seu trabalho não para e você precisa lidar com reunião da CIPA, fornecedores, tratar sobre verba com diretoria, entre outras coisas. Muitas vezes, por mais que hajam outros profissionais na comissão organizadora, nem todos querem ou sabem fazer. Portanto, se você toma a frente da organização e faz o evento na raça, das duas, uma: Ou o evento sai muito errado e você leva toda a culpa ou você consegue organizar um evento bacana do início ao fim, só delegando algumas funções básicas para outros membros.

Para organizar a SIPAT além de espírito de liderança, a pessoa precisa conhecer a NR05, além de saber lidar com pessoas, pois do começo ao fim irá precisar “vender” a ideia para os outros membros e também conquistar a confiança da diretoria para poder liberar a verba para o evento. Aliás, isto é um tema que irei tratar em outro artigo.