O que é SIPAT e Por Que é Tão Importante

Infelizmente, não só no Brasil, mas no mundo todo, milhares de trabalhadores sofrem algum tipo de acidente no trabalho, ou então são diagnosticados com algum tipo de doença decorrente da atividade profissional exercida.

Algumas empresas criaram formas próprias de diminuir o índice de acidentes e doenças ocupacionais. O programa comum entre todas elas é a SIPAT. A sigla SIPAT significa Semana Interna de Prevenção de Acidentes no Trabalho.

Este é um evento que as empresas proporcionam aos seus colaboradores todos os anos de forma obrigatória. Este é um evento recheado de de atividades que promovem a prevenção de acidentes no ambiente de trabalho e também as doenças causadas pelo trabalho.

Como é feito a SIPAT?

Conforme o site http://www.guiasosegurancanotrabalho.com/o-que-e-sipat/, a SIPAT é obrigatória em todas as empresas, independente do seu tamanho e segmento de trabalho.

A SIPAT deve ser realizada sempre dentro do horário de trabalho, pois é uma semana voltada para conscientizar os funcionários sobre as atitudes  seguras para minimizar não só os acidentes, mas também as doenças ocupacionais.

O nome do evento é bem específico, então, a SIPAT deve ser realizada dentro de uma semana com diversas atividades que a empresa pode definir, ex:

  • palestras,
  • teatros,
  • gincanas,
  • dinâmicas,
  • massagem,
  • campanhas visuais,
  • entre outras atividades.

Objetivo da realização da SIPAT

O objetivo da realização da SIPAT é oferecer para os colaboradores das empresas, atividades que irão promover a consciência e informações sobre a importância de se cuidar para evitar os acidentes de trabalho e doenças causadas pelo trabalho.

Essa semana de atividades anual e obrigatória em todas as empresas conforme manda a NR5, é uma grande aliada dos empresários para conscientizar os colaboradores sobre a melhor maneira para diminuir os acidentes de trabalho e as doenças.

Portanto, podemos concluir que a Semana Interna de Prevenção de Acidentes é fundamental para o bom funcionamento de todas as organizações que se preocupam com seus funcionários, pois as orientações são para que todos possam se cuidar e evitar acidentes e doenças.