Informação da SIPAT Reduz Acidentes?

Como vocês sabem, sempre estou em busca de informações sobre a SIPAT e hoje vou falar mais a respeito de como algumas informações que recebemos na SIPAT podem sim ajudar a reduzir as chances de sofrermos acidentes no trabalho.

É incrível que mesmo nos dias de hoje, algumas lideranças não entendem que somente com educação é possível termos um ambiente de trabalho mais seguro.

Conforme o artigo http://99dicas.com/importancia-da-sipat-para-prevencao-ao-acidente-de-trabalho/ fica bem claro que a SIPAT é um evento bom para o empresário e também para os funcionários.

É bem possível que você se lembre de algum professor, ou até mesmo alguma frase ou dinâmica que você teve ou presenciou há muitos anos atrás e ainda está viva em sua memória. Isso se dá ao fato de que, nossa mente é muito mais poderosa que qualquer computador já feito pelo homem.

Quando assistimos uma palestra ou participamos de alguma gincana ou dinâmica, isso ativa nossa memória e dependendo do contexto é muito mais fácil assimilarmos o conteúdo que está sendo passado assim.

Portanto, a SIPAT é um exemplo bem clássico sobre isso dentro da segurança do trabalho.

Todos os dias praticamente dentro de uma empresa é falado sobre segurança do trabalho. Mas as vezes, a forma como isso é passado não atinge os funcionários devido a diversos motivos: profissionais não qualificados, rotina, funcionários desmotivados…

A SIPAT é uma oportunidade que a empresa tem de contratar terceirizados que são especialistas em palestras.

Até hoje me lembro de uma palestra de segurança do trabalho que assisti e foi realizada uma dinâmica com barbante onde o palestrante colocava 2 pessoas presa ao barbante e pedia para que elas saíssem em menos de 1 minuto. Meu parceiro e e eu fizemos diversos malabarismos, mas não conseguimos sair daquela situação. Qual foi nossa surpresa? Para sair daquela situação, não levava mais do que 5 segundos. Havia um jeito fácil de sair, mas para isso era necessário uma análise do problema antes e não sair tentando resolver o problema de qualquer jeito.

Sempre me lembro da dinâmica acima e onde estou, seja realizando um serviço em cliente ou em conversa com amigos da faculdade eu falo sobre a importância da empresa investir em educação aos funcionários, principalmente em eventos como a Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho, ou SIPAT para os mais chegados, rs.