Como a SIPAT ajuda na Segurança do Trabalho

Todos os dias, milhares de empresas brasileiras realizam campanhas internas voltadas a segurança do trabalho sejam através de DDS, palestras, mural de informações, etc. Isto é fundamental quando pensamos na segurança de todos e há um evento que todos os anos as empresas realizam que acho válido falar mais a respeito.

Este evento que mencionei acima se chama SIPAT. Sua sigla significa Semana Interna de Prevenção de Acidentes no Trabalho e este evento é organizado anualmente conforme nossa legislação trabalhista vigente.

Quem organiza a SIPAT?

A semana da SIPAT deve ser organizada pela CIPA em conjunto do SESMT quando há na empresa. A CIPA é uma comissão que é feita com funcionários eleitos através de eleição e funcionários que são indicados pelo empregador.

Relação SIPAT e Segurança do Trabalho

Achei bem legal uma matéria do site Observatório da Segurança sobre a importância da SIPAT para segurança do trabalho, pois eles chamam a atenção para um fato muito importante: “A SIPAT (Semana Interna de Prevenção de Acidentes no Trabalho), é muito importante, porque oferece a todos os funcionários das empresas uma semana repleta de atividades que têm como foco a prevenção de acidentes no ambiente de trabalho e das doenças causadas pelas atividades praticadas na profissão por longo tempo.

Link: http://www.observatoriodaseguranca.com/porque-a-sipat-e-importante/

Só quem já presenciou uma SIPAT na empresa sabe como realmente algumas palestras mexem com a gente seja por uma frase, um vídeo, uma dinâmica.

As vezes o trabalho da CIPA é fechada com chave de ouro em um evento como esses, pois ao longo do ano a CIPA passa diversas informações que o funcionário nem sempre dá bola, mas daí ele vê a mesma informação sendo passada por alguém de fora e voila, o trabalho interno é valorizado.

Se você também acha que somente com a educação é possível termos um país melhor, acredite, a SIPAT tem o poder de mudar vidas dentro da empresa.